Vacinação HPV e Meningite C

13 de março de 2018

Começou a nova temporada de vacinação. Mas diferente das séries de tv, aqui os vilões que colocam sua vida em risco são de verdade, e a melhor forma de se proteger é tomando a vacina contra a Meningite C e o HPV.

HPV

O que é o HPV (Papilomavírus humano)?
Os HPVs são vírus capazes de i nfectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 t ipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocarcânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outrospodem causar verrugas genitais.

Os principais vírus são combatidos com duas doses da  vacina HPV que estádisponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Como ocorre o contágio do HPV?
A transmissão ocorre por contato  direto com a pele ou mucosa infectada, nãonecessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitidode mãe para filho durante o parto.

MENINGITE C

O que é?
A Meningite bacteriana causad a pelo sorogrupo C corresponde a um gra veprocesso inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvemo cérebro e a medula espinhal.

Quais os sintomas da Meningite C?
Os principais sinai s e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor d ecabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhasna pele (petéquias).

Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem n ãoser tão  evidentes, devendo-se atentar para a presença de fontanela tensa ouelevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporalcom ou sem convulsões.

Como se transmite a Meningite C?
Em geral, a transmissão ocorre por me io de secreções respiratórias de pessoasinfectadas, assintomáticas ou doentes.

PREVENÇÃO
Para ficar completamente protegido e maratonar em várias outras aventuras, verifique a idade certa para tomar as vacinas, procure uma unidade de saúde e leve a caderneta de vacinação.

Saiba mais: http://saude.gov.br/vacinahpv