ONGs lançam kit para pacientes de câncer de mama metastático

13 de outubro de 2017

Ao receber um diagnóstico de câncer de mama, uma enxurrada de perguntas toma conta da mente da mulher, ainda mais quando a doença já está em estado avançado: como contar para os filhos? Ou para o empregador? Vou sentir dor? Qual tratamento é melhor para o meu caso?

São tantas perguntas que, muitas vezes, as pacientes não conseguem se organizar para tirar todas as dúvidas nas consultas médicas. Por isso, a Ulaccam (União Latino-americana Contra o Câncer da Mulher) lançou um kit com informações e esclarecimentos de como agir após o diagnóstico de câncer de mama metastático, que já se espalhou para outras partes do corpo.

O kit é formado por três materiais.

  1. O guia “Meu médico e eu” ajuda pacientes a se prepararem para suas consultas, trazendo mais de 45 perguntas que devem ser discutidas com o médico. Os assuntos variam, desde as opções de tratamento e medicação até qualidade de vida e apoio psicológico.
  2. O folheto “Conversando com o meu médico” oferece dicas para melhorar a comunicação com profissionais de saúde. A mulher deve, por exemplo, perguntar ao médico se sobre o seu tipo de câncer, como a doença afetará sua carreira, como será o tratamento e até mesmo como contar a notícia para a família.
  3. E o manual “Eu e o Câncer de Mama Metastático” aborda temas principais relacionados à doença: diagnóstico, tratamento, emoções, saúde, bem-estar, relacionamentos e trabalho. O manual também aborda questões que devem ser elaboradas pela paciente, incluindo a possibilidade de participar de estudos clínicos, terapias complementares e hábitos de vida, como alimentação e atividade física.

No Brasil, o material foi elaborado pelo Instituto Oncoguia, Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) e Abrale (Associação Brasileria de Linfoma e Leucemia). Todo o projeto teve apoio da farmacêutica Pfizer.

As pacientes poderão receber o kit por meio das associações acima ou fazer o download gratuito do manual:

https://www.pfizer.com.br/sites/g/files/g10037441/f/custom_css/Guia_Eu_e_o_Cancer_de_Mama_Metastatico.pdf

O câncer de mama é o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. São cerca de 57 mil novos diagnósticos todos os anos, correspondendo a 28% dos casos de câncer do País.

As mulheres são muito mais propensas à doença, mas 1% dos casos são diagnosticados em homens.

Apenas 10% dos casos têm origem genética. A grande maioria está ligada a fatores ambientais e estilo de vida.

Fonte: https://noticias.r7.com/saude/ongs-lancam-kit-para-pacientes-de-cancer-de-mama-metastatico-10102017

Postado em Notícias