Facebook lança ferramenta para incentivar doação de sangue no Brasil

23 de maio de 2018



Nova ferramenta da rede social vai permitir que bancos de sangue acionem pessoas cadastradas para ajudar a reforçar estoque de sangue.

Doadores de sangue de todo o país poderão receber notificações quando os bancos de sangue próximos realizarem eventos para atrair voluntários ou fizerem solicitações urgentes para reforçar o estoque de sangue. Para isso, é necessário se cadastrar na nova ferramenta do Facebook, lançada nesta quarta-feira (23), em São Paulo, resultado de um trabalho conjunto da plataforma com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, para garantir que essa ferramenta possa beneficiar pessoas em todo o Brasil.

As pessoas poderão se registrar como doadoras de sangue no Facebook, a partir de hoje, e serão notificadas quando existirem oportunidades de doação por perto. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde tem se esforçado para aumentar a taxa, e esta será mais uma ferramenta para ajudar.

Para o coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Flávio Vormittag, a ferramenta vai incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras de sangue. “Mesmo vivendo em uma era tão tecnológica como a nossa, o sangue ainda é insubstituível – e quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa. Esperamos que este incentivo ajude a conscientizar a população e aumentar a fidelização de doadores regulares”, avalia.

Essa também é a expectativa do Facebook com a ferramenta, que também está disponível na Índia, em Bangladesh e no Paquistão, onde mais de 8 milhões de pessoas se registraram para serem doadoras de sangue na rede social. “Esperamos que, ao aumentar a conscientização e fornecer ferramentas para os bancos de sangue se conectarem àqueles dispostos a ajudar, podemos facilitar o processo de doação”, afirma Nathalie Gazzaneo, Gerente de Políticas Públicas do Facebook.

Construindo uma base de doadores

Quem usa o Facebook no Brasil já pode se registrar como doador de sangue em seu perfil ou acessando facebook.com/donateblood. Essas informações permanecerão, por padrão, privadas e definidas com visibilidade “Somente Eu”, mas as pessoas poderão compartilhar seus status de doadoras mais amplamente.

Dentro do próximo mês, a ferramenta tornará mais fácil o contato das organizações de saúde com os doadores de sangue, no Facebook. O trabalho começa com em seis bancos de sangue centrais: HemoCe (Ceará) na região Nordeste, HemoPA (Pará) na região Norte, HemoSC (Santa Catarina) no Sul, Fundação Hemocentro de Brasília (Brasília) no Centro-Oeste, e, na região Sudeste, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo).

Juntos, eles têm 64 postos de coleta e abastecem mais de 1000 hospitais e organizações de saúde por todo o país. Além disso, futuramente o Facebook vai estender a ferramenta a outros bancos de sangue e unidades de saúde.

Quando os usuários serão notificados

• Quando os bancos de sangue estiverem buscando doações, poderão criar posts especiais para divulgação ou navegar até facebook.com/findblooddonors. O Facebook notificará automaticamente os doadores de sangue que estiverem próximos para que possam ajudar. Os doadores verão a solicitação e poderão entrar em contato diretamente com os bancos de sangue. O solicitante não poderá ver nenhuma informação sobre o doador, a menos que o doador a forneça explicitamente quando responder.

• Quando os bancos de sangue realizarem uma campanha de doação de sangue, poderão criar um evento no Facebook e os doadores próximos serão automaticamente notificados. Esses doadores verão o evento e, caso queiram, poderão indicar se pretendem comparecer ou estão interessados em ir.

Para saber mais sobre a iniciativa e se cadastrar como doador de sangue, basta acessar facebook.com/donateblood.

Postado em Notícias