Encontrar Médico

Cuide da saúde neste dezembro laranja

16 de dezembro de 2019

Todo mundo adora curtir uma praia, tomar aquele banho de mar e até ganhar um bronzeado. Porém, devido as altas incidências de raios UV, o verão é a época mais indicada para se proteger das altas temperaturas. Separamos alguns cuidados fundamentais para você ficar com a pele da cor do verão neste Dezembro Laranja, mas com saúde.

Em primeiro lugar, porém, não menos importante: o filtro solar. Não adianta correr, seja no calor do litoral, no caminho para o trabalho e até mesmo para quem é exposto as lâmpadas dos escritórios. Todo mundo tem que usar cremes para proteção, especialmente nesta época do ano. Apenas alguns miligramas já são suficientes para evitar problemas futuros.

Especialistas recomendam que cada pele necessita de um tipo diferente de proteção. No mercado, há disponíveis diversos modelos com variações de textura, oleosidade e hidratação. Se você tiver a pele muito clara ou com alta sensibilidade, use os chamados bloqueadores solares com fator acima de 50. No entanto, alguns médicos explicam que a as opções a partir do fator 30 já apresentam resultados práticos, evitando queimaduras ou risco de câncer.

Ao aplicar o produto, não se esqueça das áreas mais escondidas, como orelhas, pálpebras e pescoço. Para os especialistas, regiões como sobrancelhas e a linha do cabelo são lugares onde normalmente surge o tipo de câncer de pele mais agressivo. Para não ficar devendo na proteção, vale recorrer ao filtro solar em spray ou com o uso de uma escovinha.

Todo mundo já deve ter ouvido essa, mas é sempre bom frisar: o melhor horário para pegar uma cor e reabastecer o nível de vitamina D é antes das 10h da manhã e depois das 16h. Dentro desse intervalo o contato com o sol pode gerar queimaduras e ampliar o risco do desenvolvimento de câncer de pele. Neste período use bastante filtro solar, não se esquecendo de retocar o produto a cada banho de mar ou a cada hora.

Para os pequenos, a dica para economizar nos produtos e garantir a segurança da pele é sempre utilizar camisetas. Há disponível no mercado diversos modelos que possuem um tecido mais fino e refrescante, que ajuda na transpiração e evita o contato com os raios UV. Mas não se esqueça dos bonés e de passar o bloqueador solar no rosto a cada brincadeira.

O câncer de pele não é brincadeira, apenas em 2014 mais de 190 mil casos foram registrados, segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Além dos cuidados listados acima, é fundamental realizar exames dermatológicos com frequência. Ao apresentar qualquer sintoma como feridas ou avermelhado intenso na pele, é fundamental procurar o especialista de sua confiança.

O mais importante é se ligar nos cuidados básicos como protetor solar e bonés. Pequenos detalhes podem fazer a diferença, especialmente, quando falamos de um assunto que afeta milhares de brasileiros. Redobre os cuidados e aproveite o sol do verão da melhor maneira!

Fontes:
http://bloghdi.com.br
https://memed.com.br/dezembro-laranja
https://www.belezanaweb.com.br/loucas-por-beleza/protetor-solar-quanto-como-quando-onde-qual-passa

Posted in Notícias