Campanha #TodosContraaHanseníase

17 de janeiro de 2018

Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

Pacientes com hanseníase podem ter reações hansênicas, que são classificadas de acordo com o aparecimento dos sinais e sintomas como: reação hansênica do tipo 1 e tipo 2.

Pacientes com reação tipo 1: apresentam novas lesões dermatológicas (na pele), infiltrações e alterações de cor e edema (feridas) nas lesões antigas, bem como dor ou espessamento de nervos (neurites).

Pacientes com reação tipo 2: apresentam sintomas gerais como febre, queda do estado geral, fadiga, perda de apetite, dor nas juntas, inflamação nos testículos e muitas vezes presença de nódulos subcutâneos (por dentro da pele), vermelhos e dolorosos disseminados.

Download da cartilha

Vídeo da Campanha

Postado em Notícias